O que tem embaixo da camaHoje, os imóveis são construídos com a metragem dos quartos, cada vez menores. Isso se torna um problema, quando a família precisa adequar mais de uma criança no mesmo ambiente, ou mesmo quando este serve também de lugar de estudar e brincar.

Para solucionar o problema de espaço é preciso usar a criatividade e aproveitar bem todas as dimensões do ambiente, incluindo o pé-direito que pode ser uma forma de otimizar melhor o espaço existente.

Uma boa solução é suspender a cama, sendo que o espaço, logo abaixo dela, deixamos livre para utilizar como melhor exige as necessidades da criança, podendo ser para brincar, estudar ou ainda , ficar totalmente livre. O ambiente com um pé direito de 2,65m ou mais, permite a execução dessa ideia, pois num espaço pequeno, qualquer metro quadrado ganho é precioso , buscando no projeto, a configuração vertical permitindo que o espaço do imóvel , seja melhor utilizado.

No design de mobiliário, esse partido é adotado, não apenas em quartos infantis, mas também para adultos solteiros ou quartos para jovens casais , considerando sempre a necessidade. Pois nunca devemos esquecer que a “forma segue a função”, segundo Louis Sullivan, base da arquitetura e do design moderno.

Porém, devemos ficar atentos a segurança. Suspender uma cama exige atenção quanto a fixação e apoio. Assim, sempre que este estilo e projeto for escolhido, devemos analisar bem a estabilidade e buscar a melhor estrutura. A segurança da pessoa que irá usar a cama, também deve ser considerada, pois dormirá a aproximadamente 1.40 m do chão .

Dependendo do tipo de fixação e da estrutura escolhida, o estilo do ambiente poderá ser determinado, então tome cuidado na hora da escolha para que não saia da proposta que pretende para o espaço, pois as camas mezanino (ou cama loft) já possuem uma proposta moderna.

O que ganhamos com a cama suspensa é que pode-se aproveitar todo o espaço abaixo da cama, na maioria dos casos costuma ser um espaço para estudos, penteadeira, um armário ou apenas um espaço livre com alguns pufes para descansar.

Em outros casos, há quem prefira deixar a cama mezanino, a poucos centímetros do chão só para dar um charme no quarto e deixar ele com personalidade. Há inúmeras formas de dispor esse modelo de cama.

A iluminação do ambiente, os acabamentos escolhidos (cores e texturas) , bem como as tonalidades do piso e parede também devem ser consideradas para favorecer o ambiente, para que pareça amplo….. mas esse é um tema para nossas próximas publicações…….

Até lá!

Márcia Lazzarin

Arquiteta e Decoradora de Interiores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *